Princípios para uma Boa Alimentação: Você tem sede e fome de quê?

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O Restaurante SANTO ANTONIO acredita que o futuro chega antes para quem trabalha de forma compartilhada.

Por isso está sempre pronto para atender às necessidades de seus CLIENTES, desenvolvendo ações que promovam a saúde e o bem-estar.

Baseado nesse compromisso, a NUTRIO Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida e o Restaurante SANTO ANTONIO apresentam:

Princípios para uma Boa Alimentação:
Você tem sede e fome de quê?

Trata-se de um Menu da Saúde, onde você pode conhecer um pouco mais sobre nutrição e vida mais saudável, por uma óptica de que alimentação equilibrada não pode ser reduzida ao consumo de cálcio, de ferro, de proteínas ou de vitaminas.

Afinal, acreditamos no conceito de que alimentação adequada é aquela que colabora para a construção de seres humanos saudáveis, conscientes de seus direitos e deveres em prol da sua qualidade de vida e de seus descendentes.

A todos, sejam bem-vindos e aprecie, sem moderação, a leitura.

Saudações Nutritivas,
Equipe Restaurante SANTO ANTONIO & NUTRIO.

Comer para viver ou nutrir-se comendo?

Por toda nossa vida ouvimos que para viver mais e com mais qualidade, o melhor remédio é ter uma alimentação equilibrada, aliada à prática regular de atividade física e cuidados gerais com a saúde.

Mas a questão que paira no ar é:
O que as pessoas entendem por Alimentação Saudável?
É comer….

“menos açúcar e doces”

“pouca gordura e colesterol”

“mais vegetais e salada”
“mais peixe”

Qual(is) das alternativas a seguir estão corretas?

Pensando na resposta prática e funcional desse questionamento, pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desenvolveram e publicaram a Pirâmide dos Alimentos, com o intuito de mostrar que podemos comer um pouco de tudo e de tudo um pouco.

Trata-se de um guia flexível e cheio de opções do que você precisa consumir todos os dias, considerando o hábito e a cultura regional.

 

Na versão da pirâmide dos alimentos adaptada a população brasileira, temos a inclusão do feijão, preparação típica de nosso país.

 

A Pirâmide divide os alimentos em oito grupos (cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, leite, carnes e ovos, doces / açúcares e óleos / gorduras) conforme seu nutriente principal (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras), que indicam o quê e o quanto se deve comer de cada alimento.

Dessa forma, um plano alimentar equilibrado é baseado na proposta da pirâmide dos alimentos.

Na base da Pirâmide encontra-se o grupo dos CARBOIDRATOS,conhecidos como combustível da vida, têm a função principal de fornecer energia para todas as partes do organismo, especialmente para o cérebro.

Composto basicamente por pães, arroz, macarrão e massas em geral, biscoitos e bolos simples (sem recheio), trigo, milho,

aveia, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha e farinhas (fonte de carboidratos), têm o papel de alimento energético e ao contrario do que muitos pensam, se consumidos em uma quantidade adequada – a recomendação são de 5 a 9 porções ao dia – até ajudam a manter o peso, sem engordar.

 

No segundo andar está o grupo dos reguladores, cujos principais representantes são as verduras, legumes e frutas. Os alimentos deste grupo fornecem VITAMINAS, MINERAIS e FIBRAS, que são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. A recomendação proposta de verduras e legumes é de 4 – 5 porções por dia e de fruras, 3 a 5 porções ao dia.

E, no terceiro andar está localizado o grupo dos construtores, tidos como os tijolinhos do corpo, os alimentos do grupo das PROTEÍNAS ajudam na formação das células, músculos, ossos, cabelos, unhas, hormônios, enzimas.

Os alimentos fonte de proteína são: carnes em geral e ovos (fontes de proteínas, ferro e vitaminas); feijões, soja, grão de bico, ervilha, lentilha (fonte de proteína) e leites, iogurtes e queijos (fonte de proteínas, cálcio e vitaminas).

Vale à pena destacar que as proteínas de origem animal são fontes de gordura também. Portanto, dê preferência a cortes magros de carnes e lácteos com baixos teores de

gordura. A ingestão adequada diária de carnes e ovos é entre 1 a 2 porções, de lácteos 3 porções e 1 porção de feijões.

No quarto andar ou no topo da pirâmide está o grupo denominado de energéticos extras. Composto por óleos e gorduras, açúcares e doces apesar destes alimentos serem considerados como os vilões da alimentação, podem ser consumidos, desde que em menor quantidade (1 a 2 porções ao dia).

As palavras de ordem para os LIPÍDEOS (óleos e gorduras) eAÇÚCAR DE ADIÇÃO (doces e açúcares) são: MODERAÇÃO e BOM SENSO!

 

Assim, enquanto os alimentos da base – energéticos, reguladores e construtores – devem ser consumidos em maior quantidade, os do topo – energéticos extra – devem ser utilizados com atenção. É bom lembrar que o consumo diário de líquidos é importante para que o organismo se mantenha saudável.

 

Para uma alimentação equilibrada, todos os grupos são importantes, visto que as três principais funções dos alimentos em nosso corpo são: produzir energia, fornecer matéria prima para construções das células e regulação das funções e reações químicas que nelas ocorrem.

A disposição física e mental depende muito do estilo de vida e de uma alimentação equilibrada, que ofereça vitaminas, minerais, gorduras de boa qualidade, proteínas e carboidratos em quantidade suficiente, além de hidratação adequada.

Anote em sua agenda, os itens básicos para manter uma alimentação saudável com o ritmo acelerado da vida moderna é importante:

  • Para o bom funcionamento  do corpo é necessário que os alimentos de TODOS OS GRUPOS façam parte da sua alimentação!
  • Prato Colorido = Você Bem Nutrido !
  • Equilíbrio é FUNDAMENTAL !
  • NÃO existem alimentos proibidos, MAS quantidades que devem ser controladas!
  • Tudo é uma questão de combinar e não deixar de fora nenhum tipo de alimento.

NOTA DO PROFISSIONAL:

Elisabete Aparecida Gonçalves Souza
Nutricionista CRN-3:0869

Bacharel em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes

Especialista em Nutrição para pacientes portadores de doenças cardíacas e hipertensos pelo Instituto do Coração – INCOR – da Universidade de São Paulo – USP

Especialista em Nutrição para Adolescentes pelo Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente – UNIFESP – EPM

Nutricionista do Restaurante Santo Antonio – Chácara Santo Antonio.

Camila Leonel Mendes de Abreu
Nutricionista. CRN-3: 13325

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo.

Especialista em Adolescência e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / EPM).

Membro da Equipe de Nutrição do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente – UNIFESP / EPM.

Consultora Técnico Científico da NUTRIO Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida.